22 de jun. de 2014

Películas protetoras de tela, usar ou não usar?

Desde que os smartphones e tablets surgiram, uma grande preocupação dos usuários é com os arranhões na  tela. E pode ter certeza que isso não é um tipo de preocupação não é apenas um "preciosismo" dos usuários. É uma questão de preservação da qualidade da tela mesmo.Quando a tela vai ficando muito arranhada vai incomodando. Lembre-se que um smartphone não é mais um celular,é um mini computador que também faz ligações e nele você precisa de uma maior qualidade para ver alguns itens dos aplicativos, ler algumas coisas, etc. Celulares antigos os arranhões terminavam por passar desapercebidos pois o foco era apenas ligações.

Telas com resistência à risco

Há modelos de tela que tem a o chamado Gorilla Glass. Esse vidro, em tese, é resistente à arranhões. Você pela internet vai ver diversos "testes" provando que a tela não arranha fácil. Os usuários pegam materiais metálicos para passar na tela de vidro.

É sabido que metal não arranha vidro, pois a dureza ( resistência ao risco) do vidro é a maior que a do metal. Então pode passar uma moeda em um vidro, que ele não  arranhará.

Até aí tubo bem, metais dificilmente irão causar danos à tela do seu telefone. Há não ser que eles forem muito pontudos e de ligas mais duras.


Onde reside o problema maior ?

O grande problema é em um material que a gente tem em abundância pelo mundo: a areia. Exatamente, a areia é feita basicamente de dióxido de silício( mesmo material para a fabricação do vidro) Aí é onde moda o problema, pois areia é capaz de arranhar a tela do seu celular. Mesmo sendo Gorilla Glass. Lembre-se que a tela Gorilla Glass é "resistente ao risco" e não "anti-risco"; são duas coisas  bem diferentes.

Então caso tenha areia na tela do seu celular e se você passar uma camisa para limá-la,por exemplo ou até mesmo o dedo,possa ser que arranhe a tela facilmente. E dependendo da força que você esfregue, é capaz de fazer um risco que seja perceptível quando você passe a unha e seja claramente visível.


Por isso que não adianta fugir: comprou um celular,compre a película junto. Pois mais cedo ou mais tarde a tela vai se arranhar, se arranhar e você vai começar anão só ficar chateado com isso, mas também vai começar a ser perceptível aos olhos. Não deixe os primeiros riscos aparecerem, use logo uma película.


Tipos de película


Há basicamente 3 tipos de película: as de plástico( fosca e transparente) e as de vidro temperado.

As películas fosca são boas nos seguintes aspectos: facilitar o deslize dos dedos e resistência ao risco.Com essa película o seu dedo vai  deslizar facilmente pela tela e será mais difícil riscá-la e mesmo que risque os riscos não serão perceptíveis ( a não ser riscos maiores). A pequena desvantagem é que essa película tira um pouco o brilho da tela. Mas a meu ver nada que atrapalhe. Na verdade eu até gosto pois ela dá umleve toque fosco na imagem, o que ao meu ver torna até agradável e além do mais dá um toque fosco à tela do seu celular quando ele está desligado. Por fim a película fosca é boa para evitar reflexões indesejadas na tela.

As películas transparentes são boas para quem não quer perder o brilho da tela e não quer que a película seja notada. Com essas películas praticamente não irá haver diferença entre ter ou não tê-la. As desvantagens dela é que ela "trava" o deslize dos dedos e os riscos nelas são logo evidenciados. Além  disso, diferentemente da fosca, ela não evita reflexões na tela.

As películas de vidro temperado são feitas com uma fina camada de vidro temperado,como o próprio nome diz. Elas só se apresentam no formato transparente e são na verdade um "segundo" vidro para o seu celular. A grande vantagem dela em relação às outras é que ela também dá uma resistência maior à tela do celular e evita pequenos dados( para casos de impacto sem ser nas quinas da tela). Ela tem o mesmo comportamento     da tela do seu celular sem a película.

Quanto à sensibilidade, a perda sempre existe, mas não é tão notável. Na verdade algumas pessoas nem notam. Agora,tudo depende da sensibilidade do touch do seu celular.


Cuidados na aplicação

Na hora da aplicação devemos ter alguns cuidados. O primeiro deles é respeitar a ordem correta para a aplicação da película. Para isso é bom entendermos como a película é composta.  Veja a imagem abaixo.





Em todas as películas haverá os dois filmes de proteção indicados na figura acima. O filme de proteção na parte debaixo, é o que protege a parte que "grudará" na tela do seu telefone ou tablet.


1) Deixe a tela do telefone ou tablet bem limpa. O ideal seria limpar com produtos próprios para limpeza de telas, mas se não tiver, limpe com um pouco de água e um pano de algodão. Esqueça aquela flanelinha que vem com as películas. Ela não é útil.  Outra dica também é aplicar em local que saiba que não tem muita poeira por perto e nem muita poeira no ar.

2) Após ter a certeza que a tela não tem nenhuma sujeira, nenhuma gordura, sem nenhuma poeira. Pegue a película e siga as instruções que vem com ela. Se houver o "Número 1" é esse filme de proteção que deve ser tirado primeiro e é essa parte que deve "colar na tela". 

3) Seja bem cuidadoso ao retirar a película. Não retire todo o filme de vez. Só retire uma parte e cole-a na tela, sendo bem cuidadoso para respeitar os limites do telefone e para não ir colando ela "de maneira troncha", pois ela pode sair da tela, à medida que você vá colocando o resto. 

Resumindo, só tente colocar a película quando dispor de tempo e estiver paciente. Não é nada do outro mundo, mas vai exigir um certo cuidado.

4) Após colocada a película, vai ficar algumas bolhas de ar. É normal. A diva que eu dou é usar um cartão de crédito para tirar as bolhas de ar. Mas atenção: não use a quina do cartão de crédito. Essa parte com ponta do cartão pode fazer com que a parte que "gruda" na tela seja arrancada da película e fique uma parte sem colar. Use apenas toda a lateral do cartão.

O ideal é aplicar a película sem ter usado o celular ou tablet,assim evitará problemas com sujeira na tela


Recomendamos esse bom vídeo sobre a aplicação para mais detalhes. 




Espero que esse post tenha sido esclarecedor sobre o assunto. Gostou desse post, quer receber mais dicas sobre esse e outros assuntos ? Então siga o Mundo Info no Facebook :)